Video Game Sprite

Game // Uma vida de Gamer

O tempo passou e ganhei vários níveis assim chegou à hora de contar como correu a Korjenioski´s Lifeline Gamer até o momento. Acredito que muitos gamers da Old School irão se identificar com a minha história e se recordar dos bons momentos e para os mais novos irá servir de EXP. E que comece minha história de Uma Vida de Gamer.

ATARI (1986)

Atari - EnduroDesde pequeno quando tive contato com um vídeo game pela primeira vez que na ocasião foi um Atari, enquanto passeava na casa de um vizinho no ano de 1986, nesta época não sabia ler porem isso não fazia diferença porque os jogos não tinham texto mesmo.

Ao ver meu amigo jogando Enduro ficava imaginando como é que ao apertar um botão e mexer em uma alavanca um carro se movimentava na tela. No começo pensei que ele se movimentava por causa de fios como uma marionete. Pois bem fiquei com esta duvida por muito tempo e surgiram varias teorias junto com meu vizinho dono do Atari que na época era meu melhor amigo.

 

ARCADE (1988)

Arcade - 1942A primeira vez que joguei em um Arcade foi em um bar perto de casa. Tinha uns 10 Arcades e o único livre era o 1942 um jogo de aviões de Vertical Scrolling Shooter. Foi muito divertido comprar uma ficha pela primeira vez e colocar na maquina foi algo mágico. Pena que não durou muito minha felicidade e morri pouco segundos após iniciar o game coisa de novato.

 

 

NES (1992)

NES - Bart vs the Space MutantsA primeira vez que vi um jogo rodando em um NES foi na chácara da minha tia, que era da parte mais bem de vida da família. Meu primo tinha TV de 14” P&B da Philips e um NES. Ele estava jogando The Simpons Bart vs. The Space Mutants achei este jogo fantástico era muito fã dos Simpsons e assistia todos os domingos de manha na TV Globo.

Meu primo era muito viciado no jogo.

O lance para passar o controle era perder todas as vidas. Como ele conhecia o jogo e tinha uma Revista Ação Games ficava fácil saber o que fazer. Ele disse que nunca consegui matar o “inimigo final” (nesta época era assim que meus amigos se referiam ao Boss dos jogos). Após longas horas vendo-o jogar ele perdeu todas as vidas e ficou sem matar. Chegou minha vez de tentar e estava todo confiante porem ao pegar no joypad estranhei porque estava acostumado com a alavanca do Atari e Arcade, ou seja, perdi todas minha vidas para o primeiro inimigo do jogo o que foi agonizante.

MASTER SYSTEM (1992)

Master System - Poseidon Wars 3DApós ver vários comercias sobre o novo brinquedo da Tectoy meu vizinho ganhou de Natal um Master System que vinha com a Pistola e o Óculos 3D junto com o game Poseidon Wars 3-D. Este jogo foi muito marcante na minha vida quase perdi meu olhos e dedos de tanto jogar. Não queria comer e nem voltar para casa, minha vida se resumia em jogar Master System.

 

 

MEGA DRIVE (1993)

Mega Drive - MoonwalkerApós ver este game varias vezes no Programa do Gugu PLAYGAME nos domingos um amigo disse que tinha aberto uma casa de jogos no bairro e que lá tinha um Mega Drive. Chegando na casa de jogos comprei 1 hora e joguei MoonWalker, achei os gráficos do jogo maravilhosos pareciam filme e o Michael até falava, coisa do outro mundo.

 

 

SNES (1993)

SNES - Super Mario WorldFoi no Supermercado Carrefour que joguei o Super Mario World pela primeira vez, enquanto minha mãe fazia as compras do mês. Não queria mais voltar para a casa, fiquei muito impressionado com os movimentos do Mario que tinha evoluído muito em relação ao Mario Bros 3 na parte sonora e gráficos e diversão.

 

 

NEO GEO (1993)

NeoGeo - World HeroesPrimeiro contato com o Neo Geo foi em uma locadora no bairro vizinho chamada Megatron. Tinha uns 5 jogos  para escolher. Gostei muito dos controles do Neo Geo que era igual ao do Arcade e o primeiro game que escolhi foi World Heroes que me agradou muito graficamente.

 

 

SEGA CD (1994)

SegaCD - Sewer SharkNovamente o Carrefour trouxe novidades para minha vida quando deixaram um Sega CD com o game Sewer Shark para o pessoal jogar. O game era baseado em cenas de vídeo coisa inédita na época e que deixava todos o gamers de queixo caído. Já a jogabilidade deste game não me agradou muito na época.

 

 

PC (1994)

PC - DoomNo final da primeira aula de informática na escola meu professor me mostrou um game chamado Doom. Achei fantástico o gênero primeira pessoa parecia que você estava dentro do personagem e ver as mãos do personagem era demais. Não faltei nenhuma aula do curso porque no final sempre tinha uns minutinhos de jogatina.

 

 

3DO (1994)

3DO - Mad Dog McCreeA primeira vez que vi este console foi na casa de um amigo da escola. O primeiro game foi o Mad Dog MacCree que usava uma Light Gun. Acho o Mad Dog MacCree é um dos melhores shooting game de todos os tempos e gastei muitas horas até conseguir fazer final.

 

 

JAGUAR ATARI (1995)

Jaguar - Alien vs PredatorNa locadora Megatron sempre tinha novidades e uma delas foi o Jaguar. Gostava muito dos filmes do Alien e Predador quando vi que tinha um game chamado Alien vs Predator foi o primeiro da lista. Amei o jogo e me assustei com ele.

 

 

 

32X (1996)

32X - Vitua FighterComprei do dono da locadora que ia direto para os EUA nesta época eu tinha um Mega Drive e um Sega CD então para fechar o conjunto faltou o 32X. O jogo que pedi junto foi Virtua Fighter o primeiro jogo de luta  totalmente em 3D foi emocionante jogar este game. Antes só tinha visto as imagens na Ação Games.

 

 

SEGA SATURN (1996)

Saturn - Daytona USANa locadora Megatron chegou um novo console chamado SEGA SATURN que já tinha ganhado um apelido: Saturno. O game que todos falavam era o Daytona USA um grande sucesso dos Arcades e que foi o primeiro título que joguei neste fantástico console da Sega.

 

 

PLAYSTATION (1996)

PlayStation - Ridge RacerPouco tempo depois chegou na locadora Megatron o PlayStation que tinha apenas um titulo para o pessoal jogar que era  o Ridge Racer. Gostei muito do Game porem Daytona ainda era meu favorito e gostava mais do controle do Saturn na época.

 

 

 

Nintendo 64 (1997)

Nintendo 64 - Super Mario 64Santa Megatron, desta vez foi o Nintendo 64 japonês que chegou para alegrar a vida do pessoal e a novidade era o Mario 64 versão Japonesa. Era complicado jogar sem entender o que tinha que fazer nas missões. Porem nada que uma revista americana EGM com um detonado não resolva. Achei o controle do N64 perfeitos e o analógico me agradou muito. Mas sempre me perguntei porque a Nintendo resolveu continuar com cartucho afinal eles são mais caros e tem uma capacidade menor. Bem acho que os engenheiros da Nintendo se arrependem até hoje de não ter lançado o N64 com mídia ótica já que o Final Fantasy VII acabou sendo lançado para o PlayStation e a Square acabou a parceria com a BigN.

DREAMCAST (1999)

Dreamcast - Sonic AdventureEste eu importei dos EUA, tive que economizar 6 meses de salário e recebi 2 semanas depois do lançamento e junto comprei o Sonic Adventure. Faltei na aula por 2 dias seguidos para jogar este game só parei de jogar quando fiz final com o Sonic, segue o video no youtube para lembrar.

As músicas deste jogo me davam arrepio, na cena em que é exibida a pista de vôo pela primeira vez com a musica “I wanna fly” eu quase chorei.

 

PLAYSTATION 2 (2001)

PlayStation 2 - Half LifeNovamente, na Megatron, fui conhecer o novo console da Sony e o game escolhido para teste foi Half Life. Queria comparar os gráficos com a versão do PC e como tinha jogado o HL em uma Geforce não achei o PS2 tão poderoso graficamente. Jogando outros títulos como o Gran Turismo 3 vi que não tinha lógica comparar jogos do PC com video game já que o fator jogabilidade é o que importa para qualquer título.

 

 

Xbox (2004)

Xbox Ninja GaidenO primeiro contato com o XBox foi no primeiro encontro do pessoal do fórum Seganet em Curitiba que hoje é NeoSegaNet. Foi feito até um Banner por um dos membros do fórum para colocar na entrada do salão de festas do condomínio.  No encontro foi organizado a lista de games e consoles que cada um tinha e a quantidade de TVs para que todos se participassem de maneira apropriada.  Os consoles Tops eram o PlayStation 2, Dreamcast e Xbox, foi muito divertido o encontro e ficamos jogando até tarde da noite. O game fera que todos comentavam era o Ninja Gaiden, que na época era o jogo com melhores gráficos e jogabilidade. Me arrisco a dizer que Ninja Gaiden para o Xbox foi o melhor da série. Afirmo isso por que jogo Ninja Gaiden desde o tempo do NES. Abraço para o pessoal do fórum NeoSegaNet.

XBOX 360 (2008)

Xbox 360 - RatatouilleComprei meu XBox 360 enquanto passeava com minha esposa no Shopping Total. Não existiu nenhum planejamento para comprar o Console, apenas pedi permissão para minha querida. Ela deu cartão verde para a compra então foi só felicidade. O Xbox 360 vinha com o game Ratatouille como estava sem grana para comprar outro game e este vinha grátis fiquei jogando Ratatouille com minha esposa o final de semana inteiro. A gente se divertiu muito com o game já que adoramos o filme.

 

 

PlayStation 3 (2009)

PlayStation 3 - Grand Theft Auto 4Joguei quando fui para uma festa na casa de um Tio da minha esposa. O primo dela tinha 3 jogos: GTA IV, Assassin’s Creed e MotorStorm. Minha escolha foi o GTA IV, então ele fica como sendo o primeiro jogo. Como já tinha jogado no Xbox 360 achei que a versão do PS3 ficou com menos slowdowns.

 

 

PSP (2010)

PSP - God of War: Chains of OlympusA primeira vez que joguei o PSP foi de um amigo do trabalho eu vinha de carona com ele e no trajeto eu fiquei jogando seu PSP cor de rosa, que na verdade era da prima dele, o primeiro game que brinquei foi o God of War: Chains of Olympus. Achei desconfortável jogar o PSP Flat o direcional analógico não ficou em uma boa posição já que minha mão é grande e meu dedo doía depois de um tempo de jogo. Acredito que se usar um suporte pode corrigir isso.

2011 & 2012

Durante o World RPG Fest 2011 tive contato com o Wii, Kinect e PS Move. Sei que irei ferir muita pessoas mas foi em 2011 que joguei o Wii pela primeira vez e para mim ele esta concorrendo com o Move e Kinect. Então além de ter jogos com os gráficos antigos também tinha uma resposta não precisa comparado com os outros dispositivos que tive contato no local. Acredito que hoje o Wii só esta vivo graças aos títulos exclusivos de qualidade porque a tecnologia gráfica dos jogos já surgiu ultrapassada e agora a precisão dos controles também.

 

Futuro

Existem vários portáteis e consoles que não tive o prazer de jogar, alguns deles são o Game Cube, Game Boy, PS Vita e DS. Espero um dia conseguir jogar todos os consoles criados. Se você já jogou consoles que foram ou não comentados deixe sua história de como foi sua primeira vez.