Top+ Consoles

TOP+ // TOP+ 5 Consoles

Para estrear essa coluna aqui vamos começar com assunto sério para alguns, Consoles. Todos temos nossos favoritos, seja você um fanboy ou não. Alguns se foram mas ficaram tão marcados em nossas memórias, e sempre  tentamos relembrar aqueles momentos de diversão e as horas perdidas, mas outros estão aí cheios de energia e novidades.

Mas quais deles marcaram a vida dos jogadores? Quais fizeram você passar mais noites em claro? Quais deles tiveram mais games sensacionais?

Para responder, ou não, essas e outras perguntas trago neste TOP+ 5 CONSOLES.

5 – Sega Dreamcast

Lançado em 1998 no Japão, o Dreamcast se tornou uma lenda de vida curta. Contendo jogos que surpreenderam muito na época, e alguns ainda hoje, como Shenmue, Crazy Taxi, Phantasy Star Online, Soul Calibur (este que teve uma versão melhor que a dos Arcades da época) e outros que até hoje recebem versões em outros consoles. Teve recordes de venda no lançamento nos Estados Unidos, mas o sucesso mesmo veio no Japão onde ele virou uma febre, mas que durou pouco. Quinze meses após o lançamento veio o PS2 da Sony e com hardware superior empurrou o Dreamcast ladeira abaixo, sendo o mesmo descontinuado em 2001.

Por que diabos colocar esse console em uma lista dos melhores? Simples, ainda hoje existem lançamentos oficiais impulsionados por jogadores que ainda querem novidades em seu console. O Dreamcast ainda possui uma legião de fãs considerável, grande parte no Japão, que não deixa o console morrer, com jogos e servidores. Mesmo com um catalogo pequeno de jogos, a proporção de jogos que se destacam é bem grande e jogos como Phantasy Star Online foram precursores de MMO’s em consoles.

4 – PlayStation 2

PlayStation 2 foi um marco na história dos videogames. O console mais bem sucedido na história, com mais de 150 milhões de unidades vendidas em todo mundo. O estrondoso sucesso do PS2 somado à receita do mercado de games que, na época, foi maior que da indústria de cinemas, chamou a atenção do mundo para nós, os gamers (ou melhor, para nossos bolsos).

3 – Nintendo Wii

Como você faz para competir de igual para igual quando você tem um console com poder gráfico inferior aos concorrentes? Você reinventa a maneira de se jogar. Dá certo? Bom se levarmos em consideração que alguns anos após o lançamento do Nintendo Wii seu sucesso foi tamanho que obrigou Sony e Microsoft a repensarem seus consoles se quisessem que eles sobrevivessem pelos próximos anos. É eu acho que deu muito certo.

2 – NES (Nintendo Entertaiment System ou Nintendinho mesmo)

Se não fosse por ele talvez os videogames jamais seriam o que eles são hoje. O Nintendinho, para os chegados, inventou o modelo de negócios de games (publisher) e é responsável por boa parte das franquias de sucesso do mundo dos games. Zelda, Metroid, Castlevania e outros tiveram sua estréia aqui. É referência para os gamers até hoje.

1 – PlayStation

Lançado em 1994, é um dos consoles de maior sucesso na história dos games com mais de 100 milhões de unidades vendidas, perdendo apenas para PlayStation 2. O PlayStation surgiu como um projeto de um acessório para o Super Nintendo e se transformou em um console autônomo por desinteresse da Nintendo no projeto. Seu catalogo de títulos garantiu sua hegemonia por toda sua geração. Foi graças ao sucesso, até então singular, do PlayStation que o mundo gamer ganhou o interesse de várias empresas em aproveitar esse mercado em expansão, como a Microsoft.

Concorda? Discorda? Tem outra opinião ou quer complementar o assunto?

Opina aí embaixo e já aproveita e manda sua lista de como seria seu TOP+.

pcteilor
pcteilor

- Artigo por