Secret of Mana - SNES

Game // Secret of Mana

Dias frios e chuvosos sempre me fazer lembrar do RPG que eu mais me diverti a aprendi na época do SNES. Com musicas emocionantes e belos efeitos visuais e sonoro com uma jogabilidade simples e completa. Como o nome do Post já diz estou falando do fantástico RPG Adventure chamado Secret of Mana criado pela Squaresoft em 1993.

No final de 1993 eu fui para o Paraguai comprar meu SNES após passar o ano economizando. Como falado anteriormente o dono da locadora perto de casa viajava sempre para os EUA e conseguia os jogos um ou dois meses após o lançamento então antes da viajem eu já conhecia o game e joguei ele por algumas horas. O pessoal do bairro falava que era possível jogar o game em 3 players simultâneos usando um adaptador chamado Super MultiTap. No dia da viajem para o Paraguai eu ficava imaginando como seria jogar este game com 3 amigos e passei a noite imaginando até pegar no sono escutando Queen no meu Walkman (Aprendia a gostar do Queen por causa do filme do Highlander).

Cartucho/Caixa do Secret of Mana

No dia seguinte já no Paraguai sai a procura do meu SNES junto com minha irmã que já conhecia a região. Após pesquisar em varias lojas encontrei um SNES Baby que só vinha com controle e sem cartucho por 100 dólares. Como tinha mais um pouco de grana perguntei sobre o tal de MultiTap é para minha alegria tinha para vender. Olhando na vitrine de jogos encontrei Zelda, Family Adams e para minha tristeza nada de Secret of Mana. Mas como não tinha perguntado para o vendedora se tinha o game resolvi gastar minha ultima ficha nesta loja e para minha grande surpresa tinha o game Lacrado e original por 30 dólares. Gastei toda minha grana em uma loja e estava morrendo de vontade de voltar para o Brasil para poder testar tudo. Durante a viagem de volta abri a caixa do game e voltei lendo o manual e estudando o mapa do jogo.

Secret of Mana - Mapa

Poster/Ilustração do Secret of ManaEu amei a imagem da arvore da mana que usei por muito tempo como poster na porta do meu quarto.

Agora falando um pouco sobre a parte técnica de Secret of Mana ele é o segundo jogo da série Seiken Densetsu porem é o primeiro no mercado americano que teve o nome da franquia  alterado para Secret of Mana.

O primeiro jogo saiu para o Game Boy com o nome de Seiken Densetsu e no EUA com o nome de Final Fantasy Adventure. Não tive o prazer de jogar o primeiro jogo da série porem esta na minha lista de games para jogar.

Como dito anteriormente neste game é possível jogar com 3 amigos usando o multi tap que triplica a diversão do game já que ele utiliza um sistema de batalha Action RPG que em poucas palavras significa um jogo de RPG com ações em tempo real sem turnos. Um dos primeiros jogos a usar este sistema de batalha foi o Dungeons of Daggorath para o computador TRS-80 Color lançado em 1982.

Diz a lenda que o Secret of Mana seria lançado para o SNES Disc Drive que era uma parceria com a Sony e a Nintendo para criar um Drive de CD Rom para o SNES assim como o Sega CD para o Mega Drive. Durante o projeto boatos dizem que teve uma briga entre as duas empresas e jogo foi lançado em cartucho de 16 Mega e com isso teve grandes cortes no enredo, gráficos e na parte sonora. Continuando a lenda fala que a Sony deu continuidade no projeto sem a Nintendo e fez o PlayStation. Sempre quando penso nesta historia fico imaginando o que poderia ter sido criado neste game já que na época os caras eram bons no que faziam e tinham mais energia para gastar.

A parte gráfica do jogo foi muito bem trabalhada e quase não existem Slowdown lentidões em jogos causadas pelo processamento, então a lutas fluem muito bem mesmo jogando com 3 personagens. As músicas foram criadas por Hiroki Kikuta que fez a também os sons do Seiken Densetsu 3 que não teve versão ocidental oficial mas foi traduzida por fan e que teve o nome não oficial de Secret of Mana 2. Uma das minha musicas favoritas do game é a “A Curious Tale”.

Agora falando um pouco sobre a historia do game vou narrar o inicio da historia com o meu ponto de vista sobre os fatos.
Mas antes vou falar um pouco sobre os 3 personagens principais que são Randi, Purim e Popoi.

Randi de Secret of ManaRandi é o herói principal da historia que antes de tirar a espada sagrada da pedra era apenas um menino comum da vila Potos que estava sempre em busca de aventuras com seus amigos. Ele é o tank do grupo melhor defesa e melhor ataque físico e não pode usar magia.

Purim de Secret of ManaPurim é a princesa de Pandora Kingdom.  No meio de um ataque ao reino ela salva por Randi em um ataque de Goblins enquanto procurava por seu namorado Dyluck que foi raptado.
Purim é a healer do grupo sendo assim seus ataques físicos são fracos mas as magias de cura e proteção são fortes.

Popoi de Secret of ManaPopoi é uma espécie de espírito denominado Sprite, que Randi encontra Popoi em Gaia’s Naval. Ele se perdeu da sua espécie ainda jovem e quer voltar para Upper Land e Randi decide ajudar. Popoi é o mage do grupo e seus ataques magic são devastadores ele aprende novas magias sempre que um boss é derrotado.

Usando o poder de Mana, uma civilização cresceu forte…
Mas ela fora usada para criar uma “SUPER ARMA”, a “FORTALEZA DE MANA”.Isso irritou os deuses, fazendo-os mandarem bestas para destruí-la.
Aquela guerra abalou o mundo, e a Mana quase foi extinta da Terra.Eis que surge um herói que destrói a FORTALEZA com a “ESPADA DE MANA”.
A civilização foi dizimada e a paz voltou a reinar.
Mas o tempo corre como um rio… e a história se repete.

O jogo começa com um dos personagem principais Randi em uma cachoeira com seus dois amigos Elliott e Matheus que estão explorando um local proibido pelo prefeito da vila Potos. Existe o boato de um fantasma nas redondezas e que também muito moradores viram um objeto Brilhante neste local. O pessoal fica empolgado pensando que este objeto brilhante se tratava de um tesouro e uma acidente ocorre e o Randi cai da cachoeira.

Ao cair da cachoeira sem opção nosso futuro herói começa a procurar uma forma de voltar para a vila mas no caminho escuta uma voz estranha chamando seu nome mas que some repentinamente. Randi a procura do caminho para a vila encontra alguns arbustos atrapalhando a passagem e procura por algo que auxilie para livrar a caminho. Ao andar pela floresta ele encontra uma antiga espada cravada na rocha dentro de um lago. Randi pensa que a sorte voltou ao seu favor e tenta tirar a espada da rocha. Quando ele toca na espada escuta a voz do fantasma chamando por seu nome novamente, assustado ele retira a espada e surge um clarão e sem pensar duas vezes pega a espada e abre o caminho para voltar para a vila o mais rápido possível.

Ao chegar na vila todos o moradores estão assustados por causa do clarão perto da cachoeira e que alguns virão monstros perto da vila. Entrando em uma loja da vila Potos para encontrar seus amigos Randi encontra um Cavaleiro sentado na cadeira. Um dos moradores informa ao Randi que o prefeito quer falar com ele urgentemente e ele se retira da loja.

Chegando na prefeitura Randi encontra o prefeito e seus amigos Elliott e Matheus. O prefeito esta feliz em ver que Randi não esta ferido mas em seguida passa um sermão em todos porque já que tinha alertado sobre perigo e que algo pior poderia ter acontecido.

Secret of Mana

Randi mostra para o prefeito a espada que encontrou. O prefeito começa a tremer e sua voz fica agita e pergunta como ele consegui remover a espada da mana. Seus amigos falam sobre a lenda que e a espada que preteje a vila e deve ser por isso que monstros começaram a se aproximar da vila. Elliot fica bravo com Randi é começa a bater nele sem piedade dizendo que é culpa dele se a vila for atacada por monstros. Durante a briga escuta-se um barulho de terremoto. O cavaleiro que esta na loja sai para ver o que esta acontecendo mas o chão se abre engolindo Elliott e Randi. Os dois caem dentro de uma caverna e encontram um monstro humanóide com forma de caranguejo. Elliott fica desesperado e pede para que Randi proteja eles com sua espada. Randi sem saber o que fazer na situação escuta a voz do Cavaleiro desconhecido falando para ele se acalmar e prestar atenção nos movimentos do monstro antes de atacar e esperar o momento certo para o contra ataque e que  o espírito da espada iria guiar seus movimentos. após observar os movimentos do monstro Randi consegue derrotá-lo com um golpe fatal em sua cabeça. Em seguida o cavaleiro desconhecido jogo uma corda para retirá-los da caverna. Ao sair da caverna o cavaleiro fica surpreso em ver o jovem empunhar a espada da Mana bravamente e pergunta como ele conseguiu retirá-la da rocha já que somente um bravo cavaleiro com grandes habilidades teria o poder necessário para controlá-la. O cavaleiro diz que a espada perdeu suas força e que é necessário carregar seu poder novamente porem só quem retirou a espada pode fazer isso. Randi pergunta como ele pode fazer isso e o cavaleiro diz que ele deve visitar Luca no Palácio da Água e também informa que ela protege esta terra por mais de 200 anos e que ela irá te informar sobre como proceder. Matheus vêm correndo em direção do Randi e diz para ele ir para a casa do prefeito imediatamente. O cavaleiro se despede de Randi e diz que seu nome é Jema e que irá esperar por ele no Palácio da Água.

Secret of Mana JP Commercial Seiken Densetsu

Chegando na prefeitura todos o moradores estão reunidos e dizem em voz alta que não tem como o Randi continuar na vila já que é ele que os monstros estão procurando e sua presença só irá trazer desgraça e querem que Randi saia da vila para sempre. O prefeito sem saída para evitar que Randi seja linchado pelos moradores pele para que ele deixe a vila Potos.

O prefeito diz para todos os moradores saírem que quer conversar com Randi em particular. Quando todos saem da  prefeitura ele diz para Randi que ele foi deixado na vila por sua mãe quando era apenas um bebe e logo depois ela desapareceu e ele o criou como se fosse um filho e fez o melhor para educar mas que agora ele deveria seguir seu próprio caminho e diz que espera que ele encontre sua mãe um dia. Assim começa a aventura de Randi em rumo ao Palácio da Água para descobrir mais sobre seu novo destino.

Esta foi minha narração do começo do jogo. Espero que tenha despertado em vocês a vontade de conhecer este ótimo game da Squaresoft.

Aguardo seus comentários e até o próximo Flashback.

Extra: Criações artisticas de Secret of Mana e vídeos do Game Play/Walkthrough

Extra 2: Secret of Mana no iPhone ainda em 2010