Capa do CD da banda De De Mouse

Secret Stage // Pelas linhas da fantasia – Akihiko Yoshida

E para meu primeiro post, resolvi que seria bom falar do que gosto: Character Design. Então, sem mais delongas, com vocês, aquele que é o gênio por traz dos lindos characters designs de Final Fantasy XII e Vagrant Story; Akihiko Yoshida!
Akihiko YoshidaYoshida nasceu em 1967, e aos 23 anos é que começou a trabalhar com ilustração para games no jogo de PC chamado Zeliard, que foi o precursor para o seu grande trabalho em Ogre Battle: March of the Black Queen. Seu trabalho foi tão bem recebido que Yasumi Matsuno já o escalou para outro grande game, Tactics Ogre: Let us Cling Together. Até então, ele trabalhou com Matsuno na Quest até 1995 quando ambos saíram e foram para Squaresoft.
Alguns tempo após a saída da dupla, a Squaresoft comprou a Quest (Que estava em baixa depois da saída da dupla. Intrigante não?), adquirindo todos os direitos da empresa. E assim, ele começou o Final Fantasy Tactics, seu primeiro game na Square. (E como dá para perceber claramente, FFT é BEM, MAS BEM parecido com Tactics Ogre.) O seu último trabalho datado foi no remake do antigo e saudoso Tactics Ogre para PSP, onde ate desenhou as cartas de Tarot usadas no game.

Chega de história, agora vamos a minha parte favorita: Babar nas ilustrações.

Traço único de Akihiko Yoshida

O traço de Yoshida é orgânico, utilizando-se de certos elementos da natureza para a composição das roupas, como curvas e padrões, e com uma leveza incrível, mesmo usando e abusando da hachura. Eu adoro como o traço dele é utilizado na Squarenix, e só observar a diferenciação que seu traço da em Final Fantasy XII, Final Fantasy Tactics e em Final Fantasy: The 4 Heroes of Light (Um chibi MUITO adorável). Sua paleta de cores basicamente é formada por tons pastéis e cores escuras. Ele prefere trabalhar tradicionalmente, com lápis, tinta etc, deixando um pouco de lado a digitalidade dos artistas atuais. (Na minha humilde opinião, os melhores artistas são aqueles que tem maestria em trabalhar tradicionalmente.)

Já o guarda-roupa dos personagens criados por ele são um caso a parte. Sempre trabalhando com roupas medievais ou com motivos do mesmo, e difícil ver um artwork do artista em que o personagem não possua botas, cintos ou pedaços de armadura. Além da criatividade dele ser suprema, como pode ser visto no Character Design de Final Fantasy XII.

Curiosidades

Tactics Ogre Cartas TarotEm novembro de 2010 saiu uma notícia que o site Goo estava com uma promoção em que você teria que responder uma série de questões e teria a chance de ganhar seu avatar no Final Fantasy XIV desenhado por Akihiko Yoshida! Infelizmente, a promoção se restringia a quem morasse no Japão. Entre os outros prêmios havia um copia autografada de FFXIV para Windows.

Também para os fãs era possível adquirir as cartas de Tarot desenhadas por ele para Tactics Ogre fazendo um pre-order do game para PSP pelo Amazon.net ou pelo Gamestop.com

Games em que trabalhou

  • 1990 Zeliard (PC) – Designer
  • 1993 Ogre Battle (SNES) – Character e tarot designer
  • 1995 Tactics Ogre (SNES) – Character designer e direção de arte (cenário)
  • 1997 Final Fantasy Tactics (PS) – Character designer
  • 2000 Vagrant Story (PS) – Character designer e direção de arte (cenário)
  • 2001 Wild Card (WS) – Character e card designer
  • 2006 Final Fantasy XII (PS2) – Character design e supervisor do design do cenario
  • 2006 Final Fantasy III (DS) – Character Designer
  • 2007 Final Fantasy Tactics: War of the Lions (PSP) – Character designer e direção de arte (background)
  • 2007 Final Fantasy Tactics A2: Grimoire of the Rift (DS): Supervisor artístico e ilustração adicional (The Judge & Grimoire)
  • 2009 Final Fantasy: The 4 heroes of light (DS): Character Designer
  • 2010 Final Fantasy XIV (PS3, PC): Diretor de Arte
  • 2011 Tactics Ogre: Let Us Cling Together (Remade) (2011) (PSP): Character designer
ayawen
ayawen

- Artigo por