topo

Serious Business // O que é um jogo?

Nesta coluna pretendo escrever bastante sobre Game Design. Portanto, nada melhor do que uma pequena discussão sobre a definição de ‘jogo’ pra começar a esquentar as coisas.

A definição clássica de jogo diz que “Um jogo é uma atividade na qual os jogadores envolvem-se em um conflito artificial, definida por regras, que determina um resultado quantificável, que define vitória ou derrota”.

Essa definição funciona bem para atividades primitivas, como a competição entre os seres humanos que deu origem aos esportes, porém esse conceito é conflitante com atividades que não envolvem necessariamente competição, mas que são consideradas jogos.

Mankala - Jogo Mais antigo já encontrado

Atividades, como quebra-cabeças, não envolvem competição mas, de certa maneira, são jogos.

Quando esse conceito é apresentado na ótica dos jogos eletrônicos, temos um conflito ainda maior. Se jogos precisam ter resultados que definem vitória ou derrota, como definir Sim City, por exemplo? Uma simulação? Se é uma simulação, por que todas as simulações não são chamadas de jogo?

Uma interpretação possível é que jogos são meios artificiais, sejam eles eletrônicos ou não, limitados por regras claras e obrigatórias, com metas definidas pelas regras ou pelo jogador, que têm por objetivo exclusivo a diversão. Mas eu mesmo me perco em minhas definições. Se jogos tem como objetivo exclusivo divertir, onde está toda a expressão artística que eu tanto defendo nos video games?

Shadows of the Colossus

Ao elevar os games ao status de arte, temos outra compreensão do mesmo conceito. Dessa forma jogos são meios de expressão que se utilizam de ferramentas interativas para conseguir atingir o resultado emocional desejado no jogador.

A compreensão da definição de jogo é complexa. Pode não ser nenhum dos conceitos apresentados nesse post, ou pode ser uma definição mista dos mesmos.

Jogar é uma das atividades mais primitivas da nossa raça (e é presente em outras raças de seres vivos também). Entramos em contato com essas definições todas as vezes que estamos na frente do video game e a maneira como esses conceitos são aplicados definem se aquela experiência será boa ou não.