Cores no mundo dos games

Secret Stage // O colorido mundo dos games

Ola queridos gamers! E eu estou de volta com o Secret Stage mais colorido que já produzi! Poiiisss é. Vamos ver muitttass cores hoje docinhos?

Não sei se leram ou se lembram do post que escrevi sobre a minha opinião sobre musica em games há algum tempo atrás. Nele falei que a musica ajuda aos gamers a entender o ambiente que ele deve estar inserido no game. Pois bem, no caso das cores, elas devem dar ao jogador a sensação, o sentimento que tal parte do jogo quer passar. As cores sempre são cuidadosamente escolhidas e são partes importantes para o entendimento e até imersão do jogador no jogo. Falando de um lado mais psicológico, as cores se voltam para o lado emotivo do ser humano, elas produzem diversas sensações, como a de movimento.

Então, em um jogo de terror teremos cores escuras e tons pesados, o que dá uma sensação de morosidade, de lentidão,  onde o jogador começa a entrar em pânico por ter a impressão de correr e não sair do lugar, alem de parecer que as paredes se fechariam sobre o personagem a qualquer momento.  Tudo isso só pelas cores que estão em sua tela. (e ainda adicionando a música certa [ou a falta dela], eu provavelmente sairia gritando e correndo para o colo de minha amada progenitora)

Bem, existe um perfil no Tumblr  chamado “Video Game Palettes” que mostra a paleta de cores de algumas screenshots de jogos. Eu achei o perfil super interessante e resolvi  vou fazer a paleta de cores dos meus jogos favoritos, que tal? ;D

Começando por:

Okami

Okami - Paleta de cores

Paleta de cores bem diferenciada. Com tons escuros e claros, pouco saturados¹ e muito saturados. E um equilibrio muito bonito entre todas essas cores. Amy é sempre brilhante e clara, sendo sempre o foco na tela, enquanto o cenário ao seu redor não tem cores tão chamativas.

We Love Katamari

We Love Katamari - Paleta de Cores

O jogo todo é sempre colorido e leve, com tons claros e pasteis. Poucas cores saturadas aqui e ali para quebrar os tons pasteis, um bom uso de cores quentes e frias, e tcharam! Temos um lindo Katamari de cores.

Hood – Episode 3

Hood, Episode 3 - Paleta de Cores

Quem disse produtores independentes e jogos em flash não podem entrar na minha paleta de cores de games? Neste point and click de misterio, o “lobo” é uma caçador de monstros profissional, esta a procura de uma menina desaparecida , uma menina com um capuz vermelho…o game é super sinistro e interessante.

O uso principal são cores frias, justamente para combinar com o aspecto misterioso e sobrenatural do game. Grande uso do azul, para neblina e ambientação fantasmagorica.

E por último e o mais importante para mim atualmente,

TEAM FORTRESS 2

Team Fortress 2 - Paleta de cores

Na base azul, as cores predominantes são frias, ja na vermelha são as cores quentes. O aspecto do ambiente é sempre esse: como algo antigo, vintage, já que o game se passa em 1968. [Curiosidade: Todas as texturas de TF2 foram pintadas A MÃO]

Bem, então é isso. Espero que tenham gostado. Alias, foi muito divertido criar essas paletas de cores. Elas são muito uteis quando se quer fazer um fanart. Foi quase uma terapia.

¹Cores saturadas: cores puras, sem nenhum cinza nela. Como um vermelho vivo ou amarelo ai-meu-olho. Quanto menos saturada uma cor, mais cinza ela possui.

ayawen
ayawen

- Artigo por