tela do blanka

Parabólica // Isto é “Brazil”!

Qual será realmente a reação de todos aqui, quando estamos no meio de um jogo qualquer e, de repente, nos deparamos com cenários ou personagens  totalmente BRAZUCAS?

Após muitos anos, o mercado de jogos finalmente parece ter percebido o potencial de mercado dos gamers brasileiros, tanto que nos últimos anos temos recebido alguns jogos com versões totalmente em português, vide PES 2011 que possui narração de Silvio Luiz e Mauro Beting, e se considerarmos ultimamente os recursos incluídos nos jogos e consoles de última geração, a quantidade de games que possuem legendas em “português-BR” é considerável.

Em homenagem à nossa terrinha, vamos conferir alguns dos jogos com personagens ou cenários ‘brazucas’ que tiveram uma boa repercussão, tanto aqui, quanto lá fora:

BlankaStreet Fighter II

(Arcade – Capcom 1987-2011)

Começamos a listagem com o jogo clássico da Capcom, que tinha um forte apelo entre os lutadores vindos de vários países diferentes, cada um trazendo parte de sua ‘cultura’ ou ‘modismo’.

Desenhado por Akira Yasuda, acredita-se que o conceito inicial tenha sido concebido como sendo um homem Africano chamado “Anabebe”, que teria sido criado por um leão! (O.o’) Após o lançamento do jogo Final Fight, a Capcom o aproximou mais do conceito de Street Fighter II, e considerou vários outros modelos para seu personagem bizarro, um deles era baseado em um lutador mascarado ao estilo “Tiger Mask”, além de ser inspirado na temática ninja…

Bem, depois o projeto acabou mudando para um “homem grande com cabelo grosso e costeletas” chamado “Hammer Blanka”, até que depois, finalmente tornou-se “Blanka“.

E eis que lá estava o nosso querido “Blanka”, que ficou conhecido também por inúmeros apelidos carinhosos como “Monstrão-verde”, “Itaipú móvel” ou “Bicho-que-dá-Choque”.

Cenário do Blanka

Com certeza muitos aqui quando viram o seu cenário baseado na Selva Amazônica, e retratando a ‘vida cotidiana’ de pescadores locais, pensaram:

Final do Blanka, onde ele abraça uma menina

– Puxa, nós existimos lá fora!

 

O personagem acabou se tornando um ícone, criando uma legião de fãs!

Choque do BlankaBLANKA Simpsons editionBLANKA RIO 2016http://www.youtube.com/watch?v=SL_x1rRg7mM&w=542

Where in The World is Carmen Sandiego ?

Where in the World is Carmen Sandiego(Apple II/IBM PC XT/ Master System/Mega Drive/PC – Brøderbund Software 1985)

Este jogo é de uma ex-espiã que virou ladra chamada Carmen Sandiego e que viajava pelo mundo roubando coisas inusitadas. Sim, a sua missão é detê-la! Este game além de ser interrogativo, também educava pois muitos acabavam aprendendo aspectos de Geografia e certas características de alguns países.

Para isso, o jogador segue diversas pistas, passando por vários países, dentre eles, o Brazil ops o Brasil.

 

 

 

The King of Fighters 94

The King of Fighters '94(Neo Geo/Sega Saturn/PSX – SNK 1994)

A SNK-Neo Geo é muito bem vista por aqui, acredito que em boa parte seja pelo seu ‘pontapé inicial’ dado em 1994, com este jogo.

Ver um time de militares, ao lado da bandeira brasileira, e em cenário nada menos do que uma densa floresta brasileira, fez com que todos na época acreditassem que esses lutadores também fossem brasileiros ! (Apesar dos nomes “Ralph, Clark e Heydern” não serem tão familiares…)

The King of Fighters '94 - Cenário no Brasil

Esta seria a 2ª vez que uma produtora retrataria a nossa ‘cena’ mundo afora. (bem ao menos não jogaremos com um Monstro-Verde…)

Shadown Run

Shadown Run(PC/Xbox 360 – Microsoft 2007)

Jogo baseado no gênero Cyberpunk que teve como um dos principais cenários, a cidade de Santos.
A cidade litorânea abrigou um dos artefatos mais poderosos e perigosos no mundo de Shadow Run, que movia inclusive a gigante multinacional “RNA Global” (coisas de rpg…)

Shadown Run - Cenário no Brasil

 

Tom Clancy’s H.A.W.X.

HAWX(Xbox 360/PS3/PC – Ubisoft 2009)

Jogo de simulação de batalhas aéreas que não deve em nada à série Ace Combat, nos deparamos em duas fases que sobrevoam a cidade do Rio de Janeiro.

Pilotando um caça como o F-16 Fighting Falcon (dentre outros), podemos visualizar o Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã e até a ponte Rio-Niterói!

HAWX - Cenário no Rio de Janeiro

Max Payne 3

(PS3/Xbox360 – Rockstar, 2011)

O próximo título da Rockstar Games, terá como um dos cenários a cidade de São Paulo.

Max Payne 3 - Cenário Favelos de São Paulo

O personagem Max Payne irá realizar um trabalho de segurança particular, mas aos poucos, acabará entrando em uma grande rede de corrupção.. (Corrupção no Brasil? Ah, que mentira…)

Max Payne 3 - Cenário Favelos de São Paulo

Nos cenários, estão desde favelas até a Elite da classe paulistana. Conforme a revista EGW, a RockStar fez um intenso trabalho para poder recriar toda a ambientação paulista, na qual incluiu uma visita de toda a sua Equipe produtora nas ruas e locais da cidade, onde tiraram várias fotos e colheram algumas entrevistas com moradores e empresários locais.

Max Payne 3 - Cenário Favelos de São Paulo

Rio

(Xbox 360/PS3/Wii – 2011)

RIO no PS3Jogo ao estilo de “Party”, porém com uma grande coleção de mini jogos. Jogo divertido, possui animais nativos e não-nativos bastante engraçados, e gráficos muito bem desenhados.

O jogo consegue nos entreter com os jogos no topo do morro, e no fundo podemos ver a cidade muito bem retratada!

RIO no PS3 - Gameplay

Road Rash 3

(Mega Drive – Sega 1995)

Road Rash 3Um dos jogos de corrida de motos que inovou no estilo “bata nos outros que você vence”, teve um cenário retratado em uma das suas pistas/fases.

O cenário segue uma linha com cara tropical, e é acompanhada em música ao ritmo de “samba”!

Tekken 3

(Arcade/PS2 – Namco 1997)

Capa Tekken 3O capoeirista Eddy Gordo apareceu pela 1ª vez no Tekken 3, jogo de luta poligonal que faz frente ao Virtua Fighter da Sega até hoje.

Eddy tinha um golpe rasteiro único na série de lutas da Namco. Quem dominasse o seu estilo tinha a certeza garantida de inúmeras rasteiras sequenciais e matadoras ! (leia-se apelações quase infinitas)

FIFA Street 3

(Xbox 360/PS3 – EA 2008)

FIFA Street 3Jogo de futebol, cujo cenário brasileiro não é um Estádio de Futebol.

Este futebol de rua conta com estrelas do nosso futebol, que podem tirar o seu ‘mano-a-mano’ na cidade do Rio de Janeiro.

FIFA Street 3 - Gameplay

Driver 2

(PSX/GBA – Infogrames 2000)

Driver 2No segundo título da série Driver, o protagonista Tanner vai até o Brasil investigar um esquema de tráfico de drogas. Nosso piloto tenta se infiltrar e apesar de alguns detalhes não estarem em acordo com a cidade do Rio e o nosso país, (como os carros antigos) consegue-se reconhecer a praia de Copacabana!

Counter Strike

(PC – Valve 2003)

Counter Strike mapa no Rio de JaneiroEm 2001, o programador Roger Mataleone lançou um mapa/cenário chamado “CS_Rio”. Era uma releitura de uma favela do Rio de Janeiro, trazida para o game da Valve, cujo mapa fez enorme sucesso entre os “jogadores de CS” que passavam a noite inteira em jogatinas nas diversas “Lan-Houses” do país.

Counter Strike 1.6O mapa trazia um monte de barracos típicos do local, um campinho de futebol e até um rádio que tocava uma música de Bezerra da Silva!

Samba de Amigo

(Sega Dreamcast/Wii – Sega 2000/2008)

Capa do jogo Samba de Amigo para WiiUm jogo bastante festivo, lançado originalmente em 2000 para o Sega Dreamcast, utilizava um tapete especial e um par de “maracas”.

Sim, eu sei que a música é cantada em português, e o utilizado é o ‘samba’, mas foram representados como sendo uma cultura típica do México… mas vamos dar os créditos ao Brasil!

Call of Duty – Modern Warfare 2

(Xbox 360/PS3/PC – Activision 2009)

Call of Duty Modern Warfare 2Um dos mais fomosos e célebres jogos da franquia CoD, possui uma fase que se passa dentro de uma favela do Rio de Janeiro, cuja missão principal consiste em prender um contrabandista de armas que se escondeu no Brasil. O que me chamou a atenção, foram as vozes dos traficantes, que são realmente em
português “carioquês” (sim, possuem sotaque regional… rsrs).

Call of Duty Modern Warfare 2 - Fase do Rio de Janeiro

Angry Birds Rio

(iOS/Android/Symbian^3/Windows – Rovio Mobile 2011)

Angry Birds RioO jogo Angry Birds se tornou uma febre ao redor do Globo, se tornando um dos jogos de celular de maior sucesso da história, acabou por ganhar também uma versão baseada na fauna e flora brasileira. Assim como o jogo anterior, este também garante horas de diversão.

Street Fighter III – 3rd Strike

(Arcade/Sega Dreamcast – Capcom 1997)

Street Figther 3Se você disser:
“-Ah não, PQP… outro bicho verde no Street Fighter?”
Desculpe, mas você errou!
Estamos representados por “Sean”, aluno do karatê shotokan e aprendiz de Ken Masters, que possuiu como cenário a cidade portuária de Santos/SP. Acreditem, poder ler “Café” e ‘Obrigado Brasil”, escrito em português, nos fez encher os olhos de alegria!

Sean no porto brasileiro

Sim, não éramos mais os ‘monstros’ da estória… aliás, neste jogo, esse fardo parece que foi passado para os russos… #quemjogouviu

ORO de Street Fighter

Outro personagem que levanta a bandeira brazuca foi o “Oro”, um sábio Ermitão japonês, que se isolou de tudo e de todos, e resolveu ir viver no meio da Amazônia.

Bom mas, e você?

Conheces mais algum personagem, ou cenário que retrate a nossa “terra mais garrida” cujos “teus risonhos lindos campos têm mais flores” em um jogo ?

Carmen Miranda

Ivan Vockt
Ivan Vockt

- Artigo por