New Sniper Rifle

Recoil // Equipamentos de um Sniper (atirador de Elite)

Todo Sniper / Atirador de Elite tem alguns equipamentos que são necessários além de seu rifle. Camuflagem, navegação, anotações, comunicação, hidratação. Toda essas escolhas são feitas baseadas no tipo de missão.
Quando um sniper recebe os dados da sua missão, há uma série de fatores que serão importantes para a escolha do equipamento.

Como eu já citei anteriormente no artigo “Sniper, qual sua missão? “, tem algumas coisas que o sniper deve saber para desenvolver bem sua missão. Anteriormente citei o psicológico e físico, este artigo será sobre os equipamentos baseados no objetivo.

Tipo das Missões de um Sniper

Existem 3 modelos básicos de missão: Vigilância, Apoio e Eliminação. Missões de Vigilância são usadas para obter informações sobre o inimigo, localização de alvos e bases, qual o contingente do inimigo, qual o tipo de equipamento usado. Grande parte dessas informações são repassadas para o Departamento de Inteligência do País. Essas missões foram mais focadas no Vietnã, Afeganistão e durante a Guerra Fria, que foi o maior desenvolvimento das técnicas de camuflagem e observação.

Missões de apoio foram grande foco no Afeganistão e no Iraque; Nesse tipo de missão o atirador dá apoio à tropas que estão avançando, passando informação do local como estruturas, caminhos, localização e também abate inimigos, garantindo a integridade da equipe.

Eliminação é o tipo de missão que mais preocupa qualquer atirador. Geralmente ocorrem após missões de Vigilância, quando já se tem muitos dados sobre o alvo e sua rotina. Muitas missões de Eliminação levam meses para acontecer e geralmente só existe uma chance para abater este alvo. Existe um rumor que um atirador inglês, durante a Segunda Guerra Mundial, teve Adolf Hitler em sua mira mas não obteve a autorização para abater o alvo. Imagina a vontade de um homem realizar tal feito que poderia ser um balde de água fria no Avanço do Terceiro Reich.

Terreno

O terreno é outro fator importante: os atiradores precisam de um ponto de vantagem e, quase sempre, será um local mais alto e um pouco distante do objetivo. Caso o local seja uma floresta, ajudará muito na camuflagem e movimentação do atirador; Locais como cidades e desertos (no caso do Afeganistão e Iraque) complicam um pouco a vida do atirador por serem terrenos urbanos, com prédios e vielas onde existem milhares de pontos para atirar, mas para a movimentação é perigosa, já que os caminhos são muito expostos. As montanhas do Afeganistão foram um páreo duro também pelo terreno ter uma cor muito uniforme e ser fácil de identificar qualquer movimentação.

Camuflagem

Existem vários tipos de camuflagem, mas vamos citar os três principais. Padrão do fardamento: cada fardamento se adapta as condições. Existem vários, como Green Digital, Desert Storm, Night Ops e, no caso do Brasil, o Verde Selva, que mais se assemelha à mata atlântica e tropical.

Camuflagem Green Digital

Camuflagem Green Digital

Outra modo de camuflagem é utilização de uma rede que se aproxima da coloração da vegetação e uniformizando o relevo do atirador. Atualmente, é muito usada em locais de deserto ou montanha rochosa com muita alteração do relevo. Também aplicam algum tipo de “trapo” ao cano para disfarçar sua forma.

Camuflagem de Rede

Camuflagem de Rede

Ghillie suit, também conhecida como Wookie suit (sim, Wookie do Star Wars) é que garante maior homogeneização ao ambiente: ela é formada por uma rede que vai sobre a farda, à esta rede vão amarrados alguns fiapos e você pode também anexar algumas plantas do local, para ficar ainda mais parecido. É usada em locais com mais vegetação, já que ficaria meio estranho no meio de uma montanha nevada um moita branca ou verde. Sério, essa camuflagem é muito boa, há relatos de infiltração feitas durante a Guerra Fria que um soldado pisou a 3 centímetros de um atirador utilizando a camuflagem e não notou o atirador. Sabe o que é você estar a 3 centímetros da morte e passar tranquilo? Por confiar em sua camuflagem, como ela suaviza a silhueta do atirador e o mixa ao ambiente, ela se torna uma proteção muito importante.

Camuflagem ghillie suit

Ghillie suit

Outros equipamentos importantes

Papel e lápis? Sim, uma coisa muito importante! Tudo deve ser anotado: Posição de inimigos, dados sobre tiros. Uma coisa muito importante com essas anotações: você consegue identificar padrões de movimentação e posição de tiro de muitos atiradores. O homem tem manias e essas manias podem matá-lo, cabe ao atirador prestar atenção a estes detalhes.
Gps. Você deve saber onde esta e para onde está indo. Faca, cantil, repelente, óculos de proteção, protetor auricular, esses item de básicos que qualquer soldado carrega.

Armamento

Esse é outro ponto determinado pelo missão. Não adiante carregar um rifle pesado como um Barrett .50 em uma missão de infiltração, pois seu peso e tamanho atrapalham na movimentação. Neste caso é melhor uso de um R700 ou um M40A5, que são rifles leves e fáceis para carregar; Mas para uma missão de apoio, o Barrett .50 é perfeito: grande poder de fogo e seu peso não será um problema, já que 80% da missão será em um ponto de vantagem fixo. E também tem o armamento do observador: um rifle semi automático com uma Colt M4A1, H&k G3 ou qualquer outro rifle de assalto. E, na maioria dos casos, um atirador de elite sempre tem um observador; Ele quem passará informações como distância, direção do vento, temperatura e status do alvo.

rifles-de-assaulto_levelmais.com

Barrett .50, Remington R700 e M40A5

Resumindo tudo isso, cada missão determinará equipamentos diferentes, a ocasião irá determinar o método de ação, tudo isto é passado em cursos aos atiradores que levam em média 2 anos para se formarem. Antes eles devem conhecer todos os métodos de tiro, cálculos para compensação de vento e distância, alcance efetivo de cada arma e qual camuflagem se adapta ao ambiente. Não é uma vida fácil, “SEM DOR NÃO HÁ GLÓRIA!

graffo
graffo

- Artigo por