Crescent Pale Mist

Indiesconhecidos // Crescent Pale Mist

Crescent Pale Mist - Grupo

Da produtora japonesa ClassiC思考回路 (Classic Shikoukairo), Crescent Pale Mist é difícil. Sério, antes de seguir em frente, vamos deixar algo claro, este é só para quem gosta de jogar no HARD. Ok? Ok!

E como você provavelmente será despedaçado repetidamente no jogo, vamos por partes:
Crescent Pale Mist - Espere!

Espera! Eu não sei japonês!

O jogo existe em duas versões: PC e PS3

PC: Não há solução oficial, mas existe um “fan-patch” para deixar o jogo em inglês.
PS3: A Rockin’ Android cuidou da tradução e da localização do jogo para inglês! Fácil hein?

*cof* Continuando…

História

Nação Gasyukal

Uma próspera nação de pessoas buscando sabedoria mágica. Também uma tola nação, onde muitos buscam práticas consideradas tabu.

O primeiro uso do Forbidden

A magia do Forbidden foi invocada pela primeira vez pelas mãos dos Anciões de Gasyukal, que a usaram para destruir uma velha e distante nação. O que resultou não foi apenas o simples conhecimento de sua existência, mas também a destruição que trouxe.

O segundo uso do Forbidden

Uma guerra começou, e Gasyukal foi jogada contra seus antigos aliados. Em grande desvantagem, a nação tinha poucas opções contra o poder devastador de seus inimigos. Tentando desesperadamente virar a guerra a seu favor, Gasyukal novamente invocou o Forbidden. Porém, após descobrir que tão poderosa magia não poderia ser controlada, a nação de Gasyukal foi sugada por uma rachadura dimensional, transformando-se em uma inconquistável terra sem dono conhecida como “Taboo State”. Poderosa demais até para as forças combinadas dos Anciões, a destruição trazida pelo Forbidden deixa pouca esperança que alguém, algum dia, controlará essa magia.

O Presente

Todos que foram enviados para investigar o Taboo State de Gasyukal foram confirmados como mortos. De acordo com os doutores despachados para o local, os corpos estavam limpos, sem sinal de trauma ou envenenamento. Após a avaliação, porém, os doutores também foram encontrados mortos.

Alguns especulam que foi entrar no Taboo State que os matou – que entrar nesta dimensão é morrer. Porém, Yunou acredita que algo mais malevolente; que a Pale Mist, que estava fluindo pela dimensão, é de alguma forma a culpada. Isso, e sua habilidade de controlar a Pale Mist, é o que a leva a retornar para Gasyukal.

Crescent Pale Mist - História

Ok! Ok! Ao que interessa!

Jogabilidade

Isso pode agradar vários jogadores, durante as fases, é um Beat’em Up que lembra Odin SphereStrider. Chegando no final de cada estágio, a personagem usa sua habilidade de voar na Pale Mist e a luta com o “chefe” vira um Shoot’em Up, ou dependendo da dificuldade, até mesmo um Bullet Hell no melhor estilo Touhou.

Yunou, a heroína da história, conta com uma espada e adagas ilimitadas para jogar nos inimigos, podendo combinar vários tipos de golpes e magias para fazer combos e acumular experiência, recuperar HP, subir de nível, aumentar a magia… basicamente tudo é feito batendo em alguma coisa.

Ao atacar um inimigo ele libera “Pale Mist”, que ficam flutuando no ar, quando somem, recuperam/aumentam seus status. Ou podem ser transformadas direto do ar em diferentes magias de ataque.

O jogo é frenético, em alta velocidade, mas possui várias combinações de golpes e é um tanto quanto complexo. Vale a pena fazer o tutorial (até porque é hilário) ou ler o manual:

Crescent Pale Mist - PlayStation Pad

Eu também…

Crescent Pale Mist – Manual

Vídeo/Áudio

Crescent Pale Mist segue o padrão 2.5D, tudo é renderizado em 3D, mas a movimentação é fixa em um plano 2D… apesar de ser possível mudar de “planos” indo para frente e para trás no cenário, mas apenas em pontos específicos, para escolher um caminho, por exemplo.

Os diálogos são todos via texto. Quanto às músicas, não são composições memoráveis, mas fazem seu papel de ‘música de fundo’ e dão um bom clima, geralmente focando o piano (rock com piano, batida com piano… piano com piano…)

Como a versão PC é um pouco mais antiga, a resolução máxima é 1024×768. Já os sortudos do PS3 receberam um remake todo em HD!

Crescent Pale Mist - Humor

Calma!

Telas de Crescent Pale Mist

Trailer

Ficha técnica

  • Nome: Crescent Pale Mist (クレセントペールミスト)
  • Produtora: Classic Shikoukairo
  • Tradução e localização (PS3): Rockin’ Android
  • Lançamento: 30/03/2006 (PC) - 09/11/2010 (PS3)
  • Gênero: Fantasia, Beat’em Up, Shoot’em Up
  • Site Oficial: Crescent Pale Mist

Bônus

Crescent Pale Mist - Wallpaper 1920x1080

Wallpaper 1920×1080 ;)

Patch para inglês da versão PC:

  1. Para instalar é preciso ter o patch 1.1e instalado Link do site oficial
  2. Patch Crescent Pale Mist English Patch
  3. Extraia o patch 1.1e na pasta do jogo (substitua os arquivos)
  4. Extraia o English Patch na pasta do jogo e rode o instalador (cpm-english-patch-1.0.exe)
levelmais
levelmais

- Artigo por