CONSOLES PARTE 2

Game // Emuladores – Pt2

Olá a todos os leitores do Level+!

Estamos aqui para continuar as indicações sobre emuladores, hoje falaremos sobre a geração que foi a que (na minha opinião) formou muitos dos atuais gamers do Brasil!

Falaremos sobre a época das mascotes, ou seja, SNES (Super Nintendo Entertainment System) com o Mário e o MEGA DRIVE (ou sega gênesis) com o Sonic.

No SNES temos os fantásticos emuladores, SNES9X e ZSNES, os 2 tem suporte a varias roms e S.O, mas a diferença e que o Snes9x tem um maior suporte a filtros de imagens, e o Zsnes tem um jeitão de Homebrew (para quem não sabe, homebrew é um programa caseiro). Resumindo o Snes9x é para os que querem tirar mais um pouco dos jogos e o Zsnes é para os mais saudosistas.

Emulador Snes9x

Emulador ZNES

Já para o MegaDrive temos alguns emuladores que não só emulam a plataforma em si, mas a maioria dos consoles da SEGA, são eles o GENS32 e o  KEGA FUSION, o gens32 emula Megadrive, Sega-CD, 32X e roda no Windows, já o kegafusion (que foi citado na parte do master system) emula Sega SG1000, SC3000, SF7000, Master System, Game Gear, Genesis/Megadrive, SVP, Pico, SegaCD/MegaCDe32X e tem suporte a vários S.O.

Emulador Gens32 Surreal

Emulador Fusion

Bom passando um pouco e seguindo para a próxima geração, chegamos à era dos 32bits, ao PlayStation e “Saturno”. E nessa “geração” de emuladores que as coisas começaram a ficar um pouco mais complicadas, pois começaram a incluir a possibilidade de instalar plug-ins, que permitiam uma otimização dos emuladores a sua máquina.

Bem deixando isso um pouco de lado, vamos falar dos emuladores em si. Para o PlayStation temos 2 bons emuladores, um que e mais indicado para quem e iniciante e outros que já e mais avançado.

O mais simples é o PSX EMULATOR, ele já vem com suporte a português (pt-br),roda tanto os jogos em ISO (imagem digital de um cd) com do próprio cd, tem versões para Windows e Linux. Ele é o mais simples pois a única coisa que ele pede e que você instale a bios (coisa comum aos 2 emuladores que serão citados aqui) e você já pode se divertir.

Emulador pSX

O outro é o ePSXe, esse é (na minha opinião e na de muitas pessoas) o melhor emulador de PS1, pois ele tem suporte para Windows e Linux, roda tanto iso como diretamente do cd e usa plug-ins.

Emulador ePSXe

Agora falando no outro console, o Sega ”saturno”, temos o YABAUSE, um ótimoemu, que roda tanto iso como cd, ótima compatibilidade e tem suporte a vários S.O, mas como no caso dos emuladores de Playstation os de saturno também precisam de bios.

Emulador Yabause

O outro emulador é considerado um dos melhores (apesar de ser um dos mais chatos de se usar), é o SSF, que esta sempre sendo atualizado, mas ainda não possui suporte a iso, rodando somente cds. Há vários modos de se burlar esta limitação como, por exemplo, emulando a iso, mas isso vamos deixar para depois. Ele também necessita de bios, mas no caso dele tem que ser uma para cada região (Japão e USA).

Emulador SSF

Bem agora eu vou falar de um console/emulador que não pertence à geração de 32 bits, mas competiu com ela, que e o Nintendo 64. Temos 2 emuladores para esse vídeo-game que são:

O MUPEN 64PLUS e um emulador um pouco diferente, pois ele veio a partir de um porte de outro o MUPEN 64. O que foi mantido foi que os 2 estão disponíveis para vários S.O’s e são baseados em plug-ins, mas o mupen 64 plus tem o diferencial de ser mais desenvolvido que o seu “genitor”, tendo melhor desempenho e maior compatibilidade de roms.

Emulador MUPEN 64 PLUS

Emulador MUPEN 64 PLUS no Linux

O outro e o mais conhecido e reconhecido como o melhor, o PROJECT 64, ele também e baseado em plug-ins e possuía a melhor compatibilidade de roms.

Emulador Project64

E após essa caçambada de EMOS emus, eu me despeço aqui pessoal. Deixem seus comentários, críticas, cantadas e tudo mais! Até a próxima parte!

Madruga Jackson
Madruga Jackson

- Artigo por