Cigana Lanterna

Secret Stage // Como criar seu personagem – Pt.2

Ola de novo queridos gamers! Depois de umas férias, aqui estou eu de volta com o post que dá continuação de como criar seu personagem. Então, como estão indo na criação de seus personagens?

Leia a 1ª parte de, Como criar o seu personagem!

Bem, senta que lá vem historia. Quando eu era mais jovem, criava personagens a torto e a direito. Eu adorava criar roupas e historia para todos eles, mas percebi com o tempo que essa criação desenfreada não deixava meus personagens atrativos nem para mim mesma, pois era apenas a aparência, eram cascas sem uma alma. O que fiz? Escolhi aqueles que eu gostava mais da historia e guardei os desenhos em uma pasta, os outros eu descartei completamente. Então, com o tempo, eu redesenhava-os adicionando alguns elementos e tirando outros, e ate excluindo vários deles, alem de escrever um background mais atraente. Sobraram poucos hoje em dia que eu realmente mexo ainda, mas eles já estão com uma cara mais, digamos, viva.

O que quero dizer com isso e que não adianta você criar personagens a torto e a direto se você não dá alguma vida a eles. Eu sei como isso é, tenho vários personagens “mortos” em minhas pastas. Coitados! Nunca vão ser utilizados.

Então, vamos prosseguir. Terminando de decidir o histórico vamos para:

TRAÇOS PESSOAIS

Tomando de base a historia+papel+histórico pessoal, já temos base suficiente para montar a personalidade e os traços pessoais do personagem. A historia pessoal já da uma base gigante para a personalidade do seu personagem. Sofria bulling na infância?Talvez seja uma pessoa amargurada quando ficar mais velha. Os irmãos/irmãs eram super legais e amorosos? Vai ter uma concepção de família mais alegre, será uma pessoa alegre. (Eu acredito na teoria que a época da infância é aquela que molda a personalidade do ser humano adulto). Já com o papel, temos os traços relacionados “virtudes” e o “job”  do personagem. É o herói? Será corajoso ou valoroso guerreiro, é o vilão? Será um cruel feiticeiro, é a mocinha? Seria doce e inocente ou corajosa e determinada, sacerdotisa.

No caso do nosso game aqui, a nossa personagem tem o papel de Sabia, e é uma cigana. Como vivia em uma comunidade pequena, ela tem a concepção de união muito forte. Seu pai é um xãma/líder e sua mãe hippie, e ambos os conceitos são aparentes na nossa sabia, onde ela é alegre mas tem aquele ar de liderança e certeza em suas palavras. Ela é misteriosa e só fala ou age quando acha necessário, pois com sua habilidade de ver o futuro sabe que medir o que diz/faz e importante para não balançar a linha temporal que vive. E como um ser raro, que é considerado antigo e sábio, ela é sim um pouco narcisista. A partir daqui, já comecei a pensar no que a personagem seria, desenhei vários items, entre eles a lanterna que daria forma a personagem.

Rascunhos - Criação de Personagem

APARÊNCIA

Agora sim, a parte favorita de muita gente (incluindo eu). Como é a aparência de seu personagem? Tudo depende do que falei ate agora, todos os traços, todas as habilidade e pensamentos. Com a raça escolhida, o histórico pessoal é os traços, e hora de juntar tudo para fazer a aparência. A aparência engloba: aparência física e vestuário. Por onde começar então? Podemos usar o “papel” do personagem como guia para forma do corpo (Herói – parrudo / Vilão – magro / Ajudante – baixinho ) Eu estou usando o CUMULO dos clichês como exemplos que ajudem a entender de modo fácil, vamos ser originais pufavô. O histórico pode determinar raça,corpo (forma,altura, etc)cicatrizes, influenciar vestuário,entre outros. Já os traços pessoais podem desenvolver-se nas roupas e acessórios, tamanho do cabelo/ barba, etc. Outra coisa, não precisa obrigatoriamente chegar nesse ponto para criar a aparência do personagem, no começo da criação você pode ter uma boa idéia de aparência. Você a guarda separadamente, e cria o histórico a partir dela. Pode ser ao contrario também, como eu disse, nada aqui é obrigatório. E só uma idéia de “roteiro” a seguir.

A nossa cigana… que até agora eu não dei um nome para a coitada… Mah, bem. A galera e eu decidimos por ela ser uma lanterna a óleo. Daquelas antigas. Já que ela é uma cigana, eu resolvi que seria legal se ela tivesse detalhes dourados e coisa e tal. A forma e toda arredondada, feminina e delicada. Resolvi que ela pareceria mais uma lady a final das contas. Três opções de aparência ficaram para a escolha final.

Rascunho - Criação de personagem 2

Depois de ter feito a aparência, chegou a hora do extra!

EXTRA: CORES

Ai vem a pergunta: e por que cores Susi? Bem, pegando um gancho no meu outro post sobre cores, tenho uma simples teoria sobre cores e personagens: as cores dizem como ele é. Exacto. As cores das roupas, dos acessórios, do cabelo e da pele influenciam na identificação do personagem, como herói ou vilão ou sexualmente confuso.

As cores em um game não devem ser só pensadas em relação ao cenário, os personagens devem ter cores que harmonizem com o ambiente.

Um exemplo básico de identificação por cores é: O mocinho vestido todo de branco e o vilão todo de preto. E claro que isso pode mudar de algum jeito, porque depende muito da cultura do desenvolvedor e do jogador também. (Como exemplo, branco no Japão é usado no luto). Mas ainda é possível identificar o esterótipo e /ou a personalidade deles pelas cores.

Aqui esta um bom site o Color Scheme Designer para você procurar uma boa paleta de cores para seu personagem.

E aqui esta nossa personagem:
Cigana Lanterna

Lembrem-se meus amores: Meu post é apenas um guia para ajudar na criação de seu personagem. Vocês podem modificar os passos, ou adicionar outros. Um mapa para o castelo do chefe final as vezes mostra mais de um caminho para chegar lá.

Bem, obrigada por ler esse simples post! Espero que tenham gostado! Feedback é sempre bem vindo, deixe um comentário ;D

ayawen
ayawen

- Artigo por