Cosplay Alisia Dragon  cabelos ao vento by Lelischan

Controlada // Alisia Dragoon

A partir de agora a Controlada estará também disponível no formato áudio no qual eu irei narrar o mesmo conteúdo apresentado no artigo do blog.
Se quiser escutar via stream no final da pagina tem um player para ouvir via browser.
A personagem escolhida para inaugurar este neste novo formato foi Alisia do jogo Alisia Dragoon. Então vamos começar com a Controlada.

O jogo Alisia Dragoon não fez muito sucesso no seu lançamento, no dia 24 de abril de 1992 no Japão para a plataforma Mega Drive. Mas foi um dos primeiros jogos a ter uma personagem principal feminina que era capaz de se defender sozinha sem ajuda de um personagem masculino.

Alisia Dragoon

DESENVOLVIMENTO

Para a criação do jogo foi feita uma parceira entre o estúdio Gainax e a Game Arts.

O estúdio Gainax escreveu a história do jogo e também fez o artwork que foi usado pela Game Arts como referência para criação dos ambientes e personagens de Alisia Dragoon.

Artwork Manual Alisia Dragoon Japonês

A Game Arts foi responsável pelo lançamento de grandes títulos de RPGs como Lunar e Grandia. Já o estúdio Gainax ficou conhecido ao redor do mundo depois do Anime Evangelion, um dos mais famosos animes já criados.

O estúdio Gainax na época estava acostumado a trabalhar com dating simulations e jogos de aventura baseados em animes. Mas com a Alisia Dragoon eles romperam esta tradição.

Vários artistas da Gainax trabalharam com Hayao Miyazaki que é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema da animação japonesa. Miyazaki sempre gostou de mostrar nos seus filmes a convivência do homem, natureza e tecnologia. Sempre tentando mostrar a ecologia e suas consequências.

É possível perceber claramente no jogo Alisia Dragoon a forte influência do filme “Nausicaä of the Valley of the Wind” nos cenários, inimigos e personagens. Então um pouco da essência da arte do Miyazaki está presente neste jogo.

Cosplay Alisia DragoonHISTÓRIA

A história de Alisia Dragoon é simples, curta e grande parte é contada no manual de instrução. A publicação do jogo no mercado oriental foi feita  pela Game Arts e as vendas não foram boas como o esperado.

Na Europa e EUA a Sega que foi a responsável pela publicação do game e para o lançamento no ocidente ela fez algumas alterações na história e visual de Alisia Dragoon.

A mudança visual foi na caixa, encarte e cartucho do game, que retratava a Alisa como uma maga no estilo Anime criada pela Gainax. Na versão ocidental mudaram o visual da Alisia de maga para uma gladiadora no estilo Golden Axe. Nesta época era muito comum as adaptações dos jogos do mercado oriental para o ocidental.

Na história da versão japonesa a Alisia é filha de um mago que aprisionou o vilão Baldour em um casulo e o mandou para o espaço sideral. Logo após o evento seu pai foi capturado pelos seguidores do Baldour e foi torturado até a morte. Depois de um tempo o casulo que foi enviado pelo pai de Alisia cai novamente no planeta. E a missão de Alisia é derrotar Baldour e seus seguidores para livrar o mundo do mal e conseguir sua vingança.

Alisia Dragoon - Capa do cartucho de Mega Drive

Na versão ocidental a história é mais simples e objetiva. Após queda de um meteoro na Terra chamado “silver star” começam a surgir criaturas do mal e seu objetivo é eliminar as criaturas e o meteoro que é a fonte de todo o mal. Para isso Alisia conta com a ajuda dos seus 4 animais de estimação que irão ajudá-la em sua jornada.

Alisia Dragoon - Capa do cartucho de Genesis

Não podemos esquecer da historia da versão brasileira que ficou muito boa pena que só encontrei depois que gravei o podcast :(

Quando era ainda criança Alisia passou pelo pior período de sua vida: o assassinato de seu pai. Até hoje terríveis pesadelos permeiam as suas noites. O responsável por esta horrenda maldade foi o maléfico feiticeiro Baldour. No dia da tragédia Alisia jurou  “Baldour se arrependerá por ter causado tanto sobrimento”. Entretanto para que ela posso cumprir com a sua palavra terá que vender batalhões de terríveis bárbaros, monstruosas centopeias venenosas e esquadrões de gnomos alados. Contará somente com seus poderes mágicos e com uma das quatro criaturas amigas que ajudarão a protege-la.

Será que ela conseguirá destruir o casulo aonde Baldour descansa antes que ele acorde? Acreditamos que sim, pois ela é durona, guerreira e perigosa: ela é Alisia Dragoon!

Alisia Dragoon - Capa do cartucho de Mega Drive Brasileiro

Game Arts gostou do nome Silver Star porque o próximo jogo lançado foi o RPG com o título Lunar: The Silver Star que até hoje é considerado uns dos melhores RPGs já criados.

GAME PLAY

Para se defender a Alisia tem o poder de soltar raios pelas mãos que atacam os inimigos próximos na direção que sua mãos estão apontando. Existe uma barra de energia para mostrar a carga do raio e conforme você vai usando a barra vai diminuindo. Depois de um tempo sem atacar a energia começa a recarregar e você esta pronto para atacar os inimigos novamente.

Alisia conta também com a ajuda de 4 animais de estimação.
Cada um possui um tipo de ataque. Eles atacam por conta própria e possuem sua própria barra de vida. Caso um animal morra em combate você terá que conseguir um item para ressuscitá-lo. Durante qualquer momento no jogo você pode trocar seu ajudante.

Os 4 animais disponíveis são:

  • Dragon Frye que solta fireballs nos inimigos.
  • Boomerang Lizard que joga boomerangs.
  • Thunder Raven que solta uma onda de raio que acerta todos os inimigos na tela.
  • Ball O’Fire que queima os inimigos ao tocar.

Alisia Dragoon - CompanionsO jogo tem um sistema de power-ups que podem curar Alisia e seus animais, aumentar a barra de vida, melhorar seus ataques e dar a Alisia invencibilidade temporária.

No Alisia Dragoon não tem nenhum sistema para gravar o progresso e tem apenas uma quantidade limitada de continues. Ou seja é um jogo difícil de jogar. Caso você morra irá aparecer uma tela de game over mostrando algumas estatísticas do jogo, como quantidade de inimigos mortos, o nível de ataque, frequência de uso de cada monstro. É dado também um título para desempenho do jogador.

Eu não tinha jogado o game antes de começar a fazer o artigo e realmente fiquei muito surpreso com a qualidade e nível de detalhes nos cenários e personagens do jogo assim como a as músicas que combinam muito bem com a ação estimulando sua atenção.

Alisia Dragoon - Cosplay

A jogabilidade foi inovadora para mim tanto na forma de atacar com os raios de Alisia, sabendo dosar bem a quantidade para não ficar sem energia para o próximo inimigo é obrigatório conhecer as habilidades de cada animal de estimação para aproveitar o máximo de ataque e defesa no momento certo.

A paciência é importante porque você irá morrer várias vezes. Como não é possível salvar o jogo e os continues são limitados, estudar bem cada fase e explorar os ambientes a fim de encontrar os power-ups para aumentar a barra de energia e o poder dos ataques é o segredo para conseguir progredir no jogo até fazer final.

A Controlada vai ficando por aqui espero que tenham gostado e se tiverem alguma sugestão não deixem de fazer um comentário.

Alisia Dragoon